sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lambada - 20 anos


Neste ano de 2009 a passagem da Lambada pelo mundo completa duas décadas. Fazem 20 anos que a mais frenética, sensual e talvez brasileira das danças saiu das terras tupiniquins para ganhar o mundo...

1989 a 1993, período ao qual procedeu-se a transformação “Carimbó-Lambada/Lambada-Carimbó”. Foram aproximadamente estes quatro anos o tempo de duração da passagem do furacão pelo mundo.

O Carimbó, ritmo originado na região norte do Brasil tendo diversas influências étnicas e miscigenais, foi e continua sendo muito apreciado pela população daquela região.
A Lambada foi batizada em Porto Seguro com as mesmas bases do Carimbó, entretanto foi na França que se desenvolveu. Com uma nova roupagem atingiu praticamente todos os continentes, entre os quais sua maior identificação foi no Caribe devido à semelhança com os ritmos locais: o Soca, o Kompa e o Zouk.

Há vinte anos atrás, dois produtores franceses em férias no Brasil, mais precisamente em Porto Seguro, por acaso conheceram uma dança local muito sensual e diferente para seus olhos e ouvidos. Encantados com a nova descoberta voltaram para França com um novo projeto em mente, que pensando grande poderia talvez ser sucesso em toda França. Uma brasileira que morava na França, por acaso, resolveu fazer um teste para vocalista de uma banda onde não saberia ao certo qual realmente seria, porém sentia tratava-se de um projeto inovador. Sua voz de imediato conquistou os idealizadores, que somada aos componentes da banda e dançarinos definiram então a criação da banda “Kaoma”.
Naquele momento Olivier Lausaque e Jean Carracos, tinham em suas mãos a finalização do projeto “Lambada”.

Começou nas rádios de Paris, logo se estendeu para toda a França. Foram às pistas de dança, programas de televisão e quando chegou ao cinema tomou proporção mundial. Em pouco tempo todos os continentes estavam cantando e dançando “Chorando se foi” um hit que naquele momento conseguia a proeza de travar as evoluções da música eletrônica em toda mídia da época. Estaria então instaurado mundialmente o fenômeno “Lambada”, encabeçado pela voz poderosa de Loalwa Brás da banda Kaoma.

Embalado pela banda Kaoma surgiram mais bandas, cantores e cantoras no Brasil e no mundo, tais como: Banda Reflexu’s, Banda Cheiro de Amor, La Cia. Creole, entre outras... Também foi nesta época o surgimento de outros artistas que serviram de alicerce para a chamada “Axé Music”, tendência musical que mais tarde assumiria a frente nas principais casas do Brasil, foram elas: Banda Mel, Banda Beijo, Daniela Mercury, entre outros...

A repercussão mundial foi tamanha que o jeito alegre de ser da Lambada serviu inclusive de base aliada para alguns fatores sócio-econômicos mundiais daquele momento, como: a queda do “apartaid” e a unificação das duas Alemanhas. Enfim, não houveram blocos econômicos ou militares que pudessem parar aquela manifestação popular.

Passado esse tempo e todas estas transformações a Lambada foi naturalmente perdendo força e saindo da cena mundial. No Brasil, mais precisamente na região norte, foi voltando a ser Carimbó, um ritmo apreciado apenas por aquela região. Em outras regiões do Brasil e do mundo foi migrando para outros ritmos especialmente os caribenhos: Soca, Kompa e Zouk, que pela semelhança a dança pode ser adaptada perfeitamente.

O legado deixado pela passagem da Lambada repercute até os dias atuais. O Zouk com certeza foi o maior herdeiro disso tudo. Artistas que até então só eram conhecidos na cena caribenha ou africana apareceram para o resto do mundo.

Aqui no Brasil de 1989 a 1993 existiram diversas casas destinadas exclusivamente à Lambada. Entre elas duas em especial em São Paulo deixaram suas marcas cravadas na sua passagem, foram elas: Lambar e Reggae Night. Essas sem dúvidas foram as principais do gênero em São Paulo que além de serem instaladas exclusivamente para a Lambada souberam fazer a transição de tendências musicais, onde o Zouk foi adaptado à dança Lambada de forma que o Zouk passaria a ser chamado de “Lambada Francesa” por alguns anos depois. Esta fusão de ritmo e dança fez com que estas duas casas se mantivessem em funcionamento por aproximados dez anos, tempo de vida significante para casas noturnas...

Se hoje há conhecimento e difusão de tendências musicais vindas do eixo afro-latino, seja na dança ou na própria música, muito se deve a este ritmo maravilhoso e contagiante que foi a Lambada que só quem viveu sua intensidade pode ter a noção do que foi a sua dimensão.

Um comentário: